Loading...
noticias

A morte de uma mecânica – Enfurecer

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Saudações Jogadores! Durante os últimos dias a Blizzard anunciou a morte da mecânica Enfurecer. Essa foi a primeira vez que a Blizzard acaba totalmente com uma mecânica de Hearthstone. Caso você não tenha visto os motivos pode ser visto AQUI.

Mas será que essa foi a decisão mais acertada? Realmente era necessário acabar com essa mecânica? Saiba a nossa opinião!

A morte de uma mecânica – Enfurecer 

Enfurecer foi uma palavra-chave incompreendida pelo time de desenvolvimento da Blizzard. Como desculpa para acabar com a mecânica de Enfurecer, o desenvolvedor Peter Whalen deu uma série de motivos, entre eles estão:

  • Palavras-chave servem para melhorar a compreensão das cartas.
  • Diminuir a quantidade de texto de uma carta.
  • Apenas 6 cartas do formato Padrão (Standard) possuem a palavra chave.
  • Lacaios não ficam vivos por muito tempo, especialmente se feridos.

Diante dos motivos apresentados vamos argumentar sobre como a palavra-chave Enfurecer foi pouco explorada pelo time de desenvolvimento da Blizzard e porque acreditamos que Enfurecer ainda mereceria uma atenção especial.

Enfurecer – A identidade do Guerreiro

Desde o início do Hearthstone a classe Guerreiro sempre teve muita sinergia com lacaios feridos, como é o caso da lendária [Grommash Grito Infernal] e os saudosos decks de Guerreiro Montinho e Guerreiro OTK (utilizando o [Worgen Enfurecido] antes do nerf).

Um dos motivos que Peter Whalen diz em sua explicação no Blog de Hearthstone é que eles querem encorajar cartas como [Acólito da Dor]  onde os jogadores tentam maximizar o número de vezes que um lacaio recebe dano, porém no mesmo texto ele diz que Enfurecer não é bom porque os lacaios não ficam vivos por muito tempo. Nesse ponto há uma grande incoerência.

Outro ponto que vale destacar é que as mecânicas em Hearthstone ativam 1 vez ( como por exemplo Grito de Guerra e Último Suspiro), e enfurecer vai de encontro com esse padrão, estimular cartas que podem fazer múltiplos efeitos pode ser perigoso ainda mais se o efeito gerar muita vantagem como é o caso do [Acólito da Dor] gerando compra de cartas ou o [Freguês Carrancudo] capaz de gerar muito valor enchendo a mesa de lacaios.

Melhorar a poluição visual e entendimento?

Sinceramente eu não consigo entender como a carta [Worgen Enfurecido] pode ser entendido melhor sem possuir a palavra-chave Enfurecer. Além de possuir um texto maior, o texto “enquanto estiver ferido” está no final da frase o que pode confundir jogadores novatos que não lêem o texto inteiro da carta.

Outro ponto que Peter Whalen colocou é que a palavra Enfurecer pode confundir jogadores novatos que não irão associar que se refere “enquanto estiver ferido”. Porém Hearthstone possui algumas outras palavras-chave difíceis de serem entendidas por novatos, como por exemplo Grito de Guerra (que pode ser associado ao ataque de um lacaio, e que também causa muita confusão aos jogadores já que não está explicito que o lacaio tem que ser jogado da mão para ativar o efeito) e o que falar então de Fúria dos Ventos? Será que algum jogador novato sabe o efeito apenas ao ler a palavra-chave?

Mecânica pouco explorada e falta de habilidade

Em seus comentários Peter Whalen diz que há apenas 6 cartas no formato padrão, porém se isso ocorre é porque a equipe de desenvolvimento da Blizzard não adicionou cartas novas com essa palavra-chave.

A mecânica de Enfurecer foi pouco explorada pelo time da Blizzard e talvez fosse a mecânica que tivesse mais potencial. Em Hearthstone, diferente da maioria dos outros card games, é o personagem atacante quem escolhe como o dano de ataque será atribuído ( Em jogos como Magic, Eternal… entre outros card games é o defensor quem escolhe se sofrerá dano ou se irá bloquear o atacante), isso faz com que o jogador atacante possa ignorar totalmente a mesa do seu oponente e o jogo se tornar uma corrida em quem causa mais dano.

Se Enfurecer fosse melhor explorada o jogo se tornaria um pouco mais técnico e iria requerer um pouco mais da habilidade do jogador, já que Enfurecer normalmente o jogador irá priorizar matar um lacaio inimigo para deixar o seu lacaio vivo, ferido e ganhar algum bônus em troca, deixando uma escolha para o jogador fazer (atacar o oponente ou um lacaio dele e ganhar um bônus?).

Outro fator que também requer habilidade dos jogadores ao utilizar cartas com a mecânica de Enfurecer, é que para ganhar o bônus o lacaio precisa estar ferido, isso faz com que o não só o jogador atacante tenha a escolha de atacar face ou deixar seu lacaio ferido para ganhar um bônus, como o jogador defensor também tem a escolha de curar o lacaio com Enfurecer ou não para que ele perca o seu bônus.

Conforme já repetimos durante esse artigo várias vezes, Enfurecer foi uma mecânica que a Blizzard não quis explorar, por isso deixaremos abaixo algumas idéias de cartas com a mecânica Enfurecer que poderiam ser utilizadas se a blizzard não tivesse acabado com a mecânica:

Conclusão

Apesar de não mudar nada em termos de jogo, já que apenas o texto das cartas será trocado, a Blizzard perde uma grande oportunidade de explorar mais a mecânica de enfurecer, pois ao que tudo indica eles não farão mais cartas com esse tipo de mecânica.

Gostou da nossa opinião? Compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também possam ficar por dentro das últimas novidades do Hearthstone.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×